Páginas

 photo banner_publicitario_zpseac90dc6.jpg

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Por que consumir Batata Doce?


 
Batata-Doce é um alimento de alto valor energético, considerada uma das principais fontes de carboidrato.

É um alimento que com absoluta certeza deve ser inserido no cardápio da maioria dos praticantes de musculação. Pois ela incrementa muito a dieta de quem treina pesado e busca a hipertrofia.
O que faz deste alimento um item indispensável da nossa dieta, é que a batata-doce tem baixo índice glicêmico (IG). E isto quer dizer que ela libera lenta e gradualmente a energia contida neles, evitando assim os “picos” de insulina no sangue, e assim o acúmulo de gordura, além de proporcionar maior sensação de saciedade.
O indicado é consumi-la durante o dia, entre uma e duas horas antes dos treinos de peso.
Além do baixo índice glicêmico, a batata doce possui alta taxa de vitamina A, que age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial e sistema imunológico. É rica também em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio e fósforo.
Cada 100g de batata doce tem em média 116 calorias, 1,16g de proteínas, 30,10g de carboidratos e 0,32g de lipídios. 

Como Comprar: Quando for comprar a batata-doce, preste atenção para evitar raízes com início de brotação, pois duram menos e perdem o valor nutritivo. Os danos por inseto ou broca podem ser superficiais. Neste caso, a qualidade do produto não é alterada, e a parte atacada é eliminada no descascamento. Quando os danos são internos, a broca causa sabor amargo característico, cheiro alterado e polpa escura.

Como Conservá-las: As raízes podem ser conservadas por um longo, período de tempo em condição natural, desde que o local seja seco, fresco e bem ventilado. Neste caso, não é aconselhável colocar as raízes em saco de plástico pois a brotação será acelerada e a durabilidade reduzida. Sob temperatura baixa, as raízes ficam escurecidas, com cheiro e sabor alterados, e permanecem duras após o cozimento. Por isso, a batata-doce só deve ser mantida em geladeira por curtos períodos de tempo, sempre na parte mais baixa e em sacos de plástico para evitar ressecamento.
Espero que agora incluam ela no seu dia-a-dia, pois vale muito a pena, além de fazer bem a saúde, ser saborada e matar a vontade de doce para quem sempre tem vontade de um!! rsrs...
E bora ficar feliz e saudável com o 4ever Fit Life Style!!!! Bora participar do #projeto4everfit?!
E boa 4a feira a todos!!!!

6 comentários:

  1. Poxa que legal esse post n sabia q todos os benefícios da batata doce... Obrigada estou adorando seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... qual seu nome? rsrs Se identifique para eu saber com quem estou falando! kkkkk Fico feliz que esteja gostando! Bjs

      Excluir
  2. eu inclui recentemente a batata doce na minha alimentação, adorei o sabor e a praticidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que bom que gostou... isso é ótimo, muita gente não gosta, principalmente de misturar o gosto doce dela com o salgado da refeição.

      Excluir
  3. Adoro batata doce!!!me mata a vontade de comer doce!!!é muito saborosa!!!será que posso comer entre as refeições??nos lanche da manha ou da tarde???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jack você já passou em algum nutri ou fez o cálculo conforme meu post da dieta cíclica (http://www.nikafit.blogspot.com.br/2013/04/como-montar-dieta-ciclica.html) que ajuda a calcular a quantidade diária de carboidratos que pode consumir por dia? Que aí você poderá administrar a quantidade de carboidratos e assim quais os melhores horários para consumir. Eu acho melhor no café da manhã e no pós-treino, mas veja o que for melhor para o seu organismo e horário de seu treino... mas para pré-treino acho excelente a batata-doce, pois é um carbo de baixo índice glicêmico.

      Excluir