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terça-feira, 2 de abril de 2013

"Estratégia metodológica para o emagrecimento" by Leonardo Lima

Oi gente do Projeto 4ever Fit!!!
 
Hoje trago o texto do meu coach Leonardo Lima, sobre "Estratégia metodológica para o emagrecimento".
 
Espero que com este texto vocês comecem a entender melhor sobre o processo que iremos passar nessas próximas 8 semanas de treino, aonde o foco é eliminar as gorduras do nosso corpo... lógico que sei que muitos aqui estão somente buscando ganhar massa magra ou estão em off limpo (bulking). Mas em breve prometo que irei postar umas dicas e receitinhas para vocês também, que o foco completamente diferente do meu e de muitos(as) aqui... é que como estarei entrando na minha fase de cutting, e com o desafio que nós começaremos 2a feira que vêm, dia 08.04, vou focar mais nessa fase sobre emagrecimento saudável, reeducação alimentar, e principalmente o mais difícil, e que acredito que todos aqui desejam: eliminar gordura tentando manter o máximo possível da massa magra. Certo?!
 
Segue abaixo o texto > Estratégia metodológica para o emagrecimento... Existe?

"Recente estudo de Kang et.al.(2009) demostrou que realizar uma sessão de exercício resistido (força) de alta intensidade (90% de 8 RM) antes de uma sessão de 20 minutos de exercício aeróbio a 50% do VO2máx, é capaz de promover uma maior oxidação lipídica, do que uma sessão de exercício resistido de intensidade baixa (60% de 8 RM).
 
Além disso entre as mulheres avaliadas, o VO2 e o gasto energético foram maiores durante o exercício aeróbio após o exercício de força de alta intensidade.

Esses resultados tornam-se mais consistentes com base no estudo anterior publicado pelo mesmo grupo, em que Kang et. al (2003) demonstra haver uma maior oxidação de lipídios quando uma sessão de exercício aeróbio de baixa intensidade (50% do VO2 máx) era precedida de outra de maior intensidade (70% do VO2 máx). Ao contrário de uma sessão de 15 minutos de bicicleta ergométrica a 50% do VO2 máx , com 3 minutos de intervalo passivo, seguido de 15 minutos a 70% do VO2 máx apresentou uma menor oxidação de lipídios, comparativamente.
 

Essas evidências sugerem a combinação de diferentes intensidades de exercício para maior oxidação de lipídios (também conhecido como treino hiit - high-intensity interval training). Portanto a realização de uma sessão de exercício de maior intensidade antes de outra de menor intensidade, seja essa primeira sessão aeróbia ou resistida (força), parece ser uma importante estratégia que pode ser recomendada para maior gasto energético total, e uma utilização de lipídios durante o exercício aeróbio subseguinte.

Mas deve ser destacado, que para sessões de treinos de altas intensidades e suas devidas cargas de treinamento deverão ser obrigatoriamente individualizadas e respeitadas as fases de treinamento.

Cada ser humano responde diferente ao treinamento em todos os aspectos... Respeite isto!"

Referência:
Kang J, Rashti SL, Tranchina CP, NA, Faigenbaum AD, Hoffman JR, Effect of Preceding Resistance Exercise Metabolism During Subsequent Aerobic Session. Eur J Appl Physiol. 2009 Sep ; 107(1):43-50.

 

Dúvidas favor enviar e-mail para Leonardo Lima: leonardo@rhcorrida.com
E para continuar aprendendo mais sobre a fisiologia do exercício, dicas de treino, acesse o blog dele: preparadorfisicoleonardolima.blogspot.com.br
 
E focoooooooooooooooooo fit people!!!
 
 

3 comentários:

  1. Interessante ... Essas dúvidas sempre temos ... Obrigada pelas dicas!!!

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    1. Fico muuuuuuuuuuuuuito feliz que tenha gostado Amiga!!! Continue acompanhando e vai ficar mais linda ainda do que já é! Bjs

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    2. Estou de olho e acompanhando. Bjo

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