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domingo, 16 de junho de 2013

Resumo sobre o Colágeno

Oiiii gente,
Tudo bem com vocês?
 
Como estão com a dieta e treino? Firme e fortes?!
 
Espero que sim!! Eu estou me mantendo em média 2 semanas em dieta, e um dia fazendo um off, na verdade, este não era meu plano, mas acabei fazendo uma exceção hoje. Mas de agora em diante, minha meta é superar esse tempo, preciso e vou quebrar esse paradigma de só 2 semanas, quero me manter focadíssima por 30 dias. Preciso provar que sou capaz!!!
 
Enfim... hoje vou falar um pouquinho sobre o colágeno. Como já fui bem "porpetinha" tenho que hoje correr atrás do preju para deixar minha pele mais firme... e como muitos já sabem, o colágeno ajuda bastante nisso, e por isso ele faz parte do meu dia-a-dia, e faço questão dele.
 

Mas o que é colágeno?

Colágeno é uma proteína que forma e sustenta as fibras da pele, é a matéria-prima básica para afastar as rugas, firmar a pele do corpo e do rosto, tornar o cabelo mais brilhante, fortalecer as unhas e proteger as articulações. De quebra, seus aminoácidos também ajudam a construir músculos. Se ingerido antes da refeição principal, o produto pode até afastar a fome. Embora nosso organismo produza essa proteína, a partir dos 30 anos começa a ocorrer uma perda de 1% ao ano (que triste isso, já estou nessa faixa e estou vendo na pele o que é isso! rsrs...). Aos 50, o organismo só fabrica cerca de 35% do colágeno de que precisamos. :-( 
 
Embora a carne vermelha seja uma boa fonte, apenas a alimentação não consegue fornecer a quantidade de colágeno necessária ao nosso organismo.

A palavra dos experts

"O colágeno em pó hidrolisado é a melhor forma para o consumo, pois a quebra das moléculas de proteína facilita a absorção pelo organismo", diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, e ela ainda diz: "A formulação em pó possibilita uma assimilação de mais de 90%". Embora não apresente contraindicação, não tome mais do que 10 gramas por dia (essa é a quantidade recomendada do suplemento para que a gente produza os 2 gramas necessários, já que não conseguimos absorver toda a proteína que ingerimos). Além de não aumentar o benefício, o excesso proteico pode sobrecarregar os rins, sem contar as calorias. "São 35 em 10 gramas, mas se o suplemento for consumido sem controle e a dieta for rica em calorias, pode haver ganho de peso", alerta Cynthia.

Cheque o rótulo e verifique se o colágeno é puro. Se tiver maltodextrina, não é tão puro assim e, provavelmente, esse carboidrato vem em maior quantidade do que o próprio colágeno. A versão em bala também é eficaz. Estudo realizado pelo Instituto de Bioengenharia da Pele da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, mostra que essa apresentação aumenta em até 77% a proteção antioxidante e estimula mais de cinco vezes a produção de colágeno. Para aumentar a síntese dele, consuma alimentos ricos nas vitaminas C (limão, melão, acerola) e E (castanhas, azeite de oliva), além dos minerais selênio e zinco (amêndoa, castanha-do-pará, peixes).

A esta altura, você deve estar se perguntando: posso tomar os três tipos de suplemento? Pode, mas, para tirar o melhor proveito de cada um deles, observe os horários mais indicados. Veja também se a relação custo e benefício é vantajosa. E não deixe de procurar um nutrólogo ou um nutricionista especializado em atividade física. São eles os profissionais mais indicados para orientar a sua escolha.

Quando consumir

Tome o suplemento antes de dormir, pois durante o sono o organismo tira mais proveito do colágeno.
 
E aí se empolgaram em utilizá-lo?!
 
Acho que vale a pena né?!!!!
 
Beijos e até breve!!!
 
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3 comentários: