Páginas

 photo banner_publicitario_zpseac90dc6.jpg

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Peito de Peru é saudável?


Muita gente me pergunta porque quase nunca me vê comendo embutidos... enfim, respeito a disponibilidade e forma de pensar de cada um, mas o fato é que evito ao máximo esses embutidos pois eles contém muito, mas muuuuuuuuuito sódio!!

Já reparam a tabela de informação nutricional quando vocês compram no supermercado peito de peru, presunto, entre outros?? Por exemplo o peito de peru marca Sadia light tem por fatia em média 125,2mg de sódio, geralmente as pessoas comem 3 fatias por refeição, ou seja, só aí já ingeriu 375,6mg de sódio, sem contar conservantes, químicos que você ingere junto... enfim, eu deixo para quando não tenho mesmo outras opções prontas ou estou muito cansada e não estou afim mesmo de chegar perto da cozinha rsrs... ou se realmente dá uma vontade, pois eu gosto sim de peito de peru!!
 
Eu também decidi escrever sobre ele, pois é um dos primeiros alimentos que as pessoas incluem no seu dia-a-dia assim que entram em dieta, reeducação alimentar, é um dos alimentos da lista dos embutidos mais consumidos, por apresentar uma baixa quantidade de gordura.
 
"O que na realidade acontece é que não devemos nos atentar apenas à quantidade de calorias, carboidratos, proteínas e gorduras. Você já parou para observar a quantidade de sódio presente no peito de peru, tão magrinho?
Em 2 fatias de peito de peru temos 500mg de sódio!!! Só para você ter uma ideia do que isso significa, a quantidade ideal de sódio que devemos consumir no dia todo é de 2400mg, ou seja, 20% da quantidade total de sódio que devemos consumir em 1 dia estão presentes em apenas 2 fatias de peito de peru.
Agora vamos analisar os ingredientes:
Carnes de aves, água, sal, regulador de acidez: lactato de sódio, condimentos, glicose, realçador de sabor: glutamato monossódico, açúcar, fibra de trigo, proteína isolada de soja, estabilizantes: polifosfatos de sódio, espessantes: carragena, conservadores: nitrito e nitrato de sódio, antioxidante: eritorbato de sódio, aroma natural de fumaça e corante natura carmim de cochonilha.
Vamos destacar alguns deles:
- condimentos: quais??? imagine o que pode ter aí!!
- glicose e açúcar: peito de peru tem açúcar!!!
- polifostato de sódio, espessante carragena, eritorbato de sódio, aroma natural de fumaça, corante carmim de cochonilha: isso é comida???
- nitrito e nitrato: lá dentro do seu estômago, o nitrito pode ser convertido a nitrosamina, que é uma substância potencialmente cancerígena.
Bem, agora com essas informações vocês já estão aptos a fazer melhores escolhas para sua alimentação."
E aí ficaram na dúvida porque quase nunca consumo?! Precisa falar mais alguma coisa?

Beijos e até a próxima dica!!

Fonte: nutrição esportival e funcional
Sigam-me no instagram: @denisefit

2 comentários:

  1. Concordo. Tb evito ao máximo os embutidos. Obg pelas dicas.

    ResponderExcluir