Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Como alcançar suas Metas!!

Sempre vejo muitas pessoas com metas, mas não vejo as pessoas colocando objetivos para alcançá-las...
A grande maioria de nós acorda cedo, trabalha o dia todo, mas não sabe aonde quer chegar. Na maioria das vezes, as pessoas acreditam saber o que querem, mas, de fato, não sabem. E normalmente isso acontece porque confundimos meta e objetivo. 
Talvez todos tenham um objetivo em mente, mas a verdade é que sem uma boa meta, esse objetivo dificilmente será alcançado.
"Eu desejo" é para os Sonhadores. "Eu farei" é para os Sucedidos.
O objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar, já meta é a definição em termos quantitativos com um prazo determinado.
o alinhamento da meta garante uma forma mais assertiva para alcançar os objetivos, além de evitar um processo de autossabotagem, no qual criamos metas ou objetivos irreais de conquistar e nos deparamos com um processo cíclico de frustração e desmotivação, andando na contramão da realização.
Lendo na internet sobre isso, descobri o método SMART da Amanda Figueira (Psicóloga, coach e consultora de carreira. Possui formação em Reiki e Pranic Healing, atua também como terapeuta holística), e em como esse método é inteligente e eficaz para nos ajudar a alcançar nossos objetivos, afinal quando alinhamos nossos objetivos em favor das nossas metas evitamos um processo de autossabotagem, aonde criamos metas ou objetivos irreais de conquistar e nos deparamos com um processo cíclico de frustração e desmotivação, andando na contramão da realização.
  • S - Specific - Específicas
  • M - Measurable - Mensuráveis
  • A - Attainable - Atingíveis;
  • R - Relevants - Relevantes
  • T - Time-based - Tangíveis
  • Não há um passo gigante para isso, e sim um monte de pequenos passos.
    Essas características são FUNDAMENTAIS para uma meta inteligente!!
    Ok, mas agora que você sabe do método SMART como aplicá-lo??
    Segue o raciocínio:
    S (specific) - de metas específicas: Um objetivo específico tem uma chance muito maior de ser realizado do que uma meta geral.
    M (measurable) - Estabelecer critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada meta que você definiu:
    • Em quanto tempo quero atingir esta meta?
    • Quando quero cumprir esta meta?
    • Como vou saber quando estará cumprida?
    A (attainable) - Perceber e acreditar que suas metas são atingíveis, alcançáveis:
    • É importante definir objetivos compatíveis com sua realidade.
    • Se o que você quer não faz parte de sua realidade, crie metas para chegar até lá.
    R (relevant) - A meta precisa ser relevante para você, isso é, deve estar ligada ao seu propósito de vida e aos seus valores.
    • Procure traçar metas que o levem ao sentimento de realização!
    • Pergunte-se: vale à pena? Esta meta está alinhada aos meus valores? Me traz prazer?
    T (Time-Based) - Suas metas têm que ser alcançadas dentro de um período de tempo específico
    E lembra-se sempre: sua meta de ser DESAFIANTE, mas ALCANÇÁVEL, de forma que você possa estabelecer um prazo plausível e que poderá realmente cumprir. Tem que ser metas REAIS People!
    Faça as perguntas acim e veja se suas metas estão em condições de serem cumpridas, porque se ela não estiverem reveja e as trace novamente... assim evita a frustração e o abandono dos seus sonhos por não acreditar que é capaz, sendo que na verdade você está exigindo algo de você que as vezes está muito distante de uma realidade e palpável a sua mão, pense nisso, reflita, escreva suas metas, trace os objetivos para alcançá-la e trilhe o caminho do sucesso em busca dela. E o melhor, perceba o quanto PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO e DISCIPLINA são importantes para esse processo.

    E acima de tudo se parabenize por cada vitória, por cada passo dado em busca do seu objetivo. 
    E não se esqueça de quando alcançar comemorar e muito, mas já correr para traçar uma nova, porque uma vida sem desafios não tem graça!!!
    Bora arregaçar as mangas e lutar!!! #be4everfit #focoforçafé

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário