Páginas

 photo banner_publicitario_zpseac90dc6.jpg

domingo, 16 de junho de 2013

Resumo sobre o Colágeno

Oiiii gente,
Tudo bem com vocês?
 
Como estão com a dieta e treino? Firme e fortes?!
 
Espero que sim!! Eu estou me mantendo em média 2 semanas em dieta, e um dia fazendo um off, na verdade, este não era meu plano, mas acabei fazendo uma exceção hoje. Mas de agora em diante, minha meta é superar esse tempo, preciso e vou quebrar esse paradigma de só 2 semanas, quero me manter focadíssima por 30 dias. Preciso provar que sou capaz!!!
 
Enfim... hoje vou falar um pouquinho sobre o colágeno. Como já fui bem "porpetinha" tenho que hoje correr atrás do preju para deixar minha pele mais firme... e como muitos já sabem, o colágeno ajuda bastante nisso, e por isso ele faz parte do meu dia-a-dia, e faço questão dele.
 

Mas o que é colágeno?

Colágeno é uma proteína que forma e sustenta as fibras da pele, é a matéria-prima básica para afastar as rugas, firmar a pele do corpo e do rosto, tornar o cabelo mais brilhante, fortalecer as unhas e proteger as articulações. De quebra, seus aminoácidos também ajudam a construir músculos. Se ingerido antes da refeição principal, o produto pode até afastar a fome. Embora nosso organismo produza essa proteína, a partir dos 30 anos começa a ocorrer uma perda de 1% ao ano (que triste isso, já estou nessa faixa e estou vendo na pele o que é isso! rsrs...). Aos 50, o organismo só fabrica cerca de 35% do colágeno de que precisamos. :-( 
 
Embora a carne vermelha seja uma boa fonte, apenas a alimentação não consegue fornecer a quantidade de colágeno necessária ao nosso organismo.

A palavra dos experts

"O colágeno em pó hidrolisado é a melhor forma para o consumo, pois a quebra das moléculas de proteína facilita a absorção pelo organismo", diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, e ela ainda diz: "A formulação em pó possibilita uma assimilação de mais de 90%". Embora não apresente contraindicação, não tome mais do que 10 gramas por dia (essa é a quantidade recomendada do suplemento para que a gente produza os 2 gramas necessários, já que não conseguimos absorver toda a proteína que ingerimos). Além de não aumentar o benefício, o excesso proteico pode sobrecarregar os rins, sem contar as calorias. "São 35 em 10 gramas, mas se o suplemento for consumido sem controle e a dieta for rica em calorias, pode haver ganho de peso", alerta Cynthia.

Cheque o rótulo e verifique se o colágeno é puro. Se tiver maltodextrina, não é tão puro assim e, provavelmente, esse carboidrato vem em maior quantidade do que o próprio colágeno. A versão em bala também é eficaz. Estudo realizado pelo Instituto de Bioengenharia da Pele da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, mostra que essa apresentação aumenta em até 77% a proteção antioxidante e estimula mais de cinco vezes a produção de colágeno. Para aumentar a síntese dele, consuma alimentos ricos nas vitaminas C (limão, melão, acerola) e E (castanhas, azeite de oliva), além dos minerais selênio e zinco (amêndoa, castanha-do-pará, peixes).

A esta altura, você deve estar se perguntando: posso tomar os três tipos de suplemento? Pode, mas, para tirar o melhor proveito de cada um deles, observe os horários mais indicados. Veja também se a relação custo e benefício é vantajosa. E não deixe de procurar um nutrólogo ou um nutricionista especializado em atividade física. São eles os profissionais mais indicados para orientar a sua escolha.

Quando consumir

Tome o suplemento antes de dormir, pois durante o sono o organismo tira mais proveito do colágeno.
 
E aí se empolgaram em utilizá-lo?!
 
Acho que vale a pena né?!!!!
 
Beijos e até breve!!!
 
Sigam-me no instagram para mais dicas e receitinhas fit: @denisefit

sábado, 8 de junho de 2013

Receita do Bolo Integral de Atum

Oiiiii,
 
Gente pra gente não passar o final de semana na cozinha, ou apelar pro disk pizza e afins hehehe, e aí sair da dieta, posto hoje esta receita que aprendi esta semana no instagram do @gabrielbau deliciosa, saudável, prática, rápida. Acho que convenci vocês a fazerem né?! rsrs...
 
Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 2 colheres de sopa de farinha integral
  • 1 lata de atum em água
  • 2 colheres de sopa de milho
  • Orégano a gosto
  • Sal à gosto
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de sopa de molho de tomate
Modo de Fazer:
 
Misture tudo e leve ao microondas em um pote próprio para microondas por 6 minutos.
Difícil né?! kkkkkk...
 
Bom, espero que gostem, façam, e me marquem no instagram #projeto4everfit comentando o que acharam!!
 
E foco galera! Falta 6 meses pro verão, e vocês não vão deixar pra mudar seus hábitos alimentares só no fim do ano, e iniciar um treino no desespero achando que vai ficar como deseja em 3 meses pleaseeeeeeeeeee!!!
 
Estou com vocês!!!!!
 
Sigam-me @denisefit
 
Beijos e um ótimo final de semana!!!!!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Como alcançar metas?!

Oiiii Fit People!!
 
Como vão vocês?? Tô meio sumida, mas voltei esta semana com tudo! "Sangue no zóio" que nem dizem uns amigos... rsrsrs...
 
E aí como vocês estão em relação aos treinos com esse friozinho heim?!
 
Não se esqueçam que o treino é sagrado, é que nem o nosso banho sagrado de todos os dias! (a não ser para uns porquinhos aí de plantão... kkkkk)

Enfim, hoje queria falar da nossas dificuldades em alcançar metas... mas porque? Porque eu mesmo sou o exemplo vivo de como muitas vezes estamos próximos da onde gostaríamos, a gente se acomoda, e aí pronto, toca começar tudo de novo pra alcançar o que estava ali mais próximo do que nunca!!

Nâo estou falando que mesmo quando alcançamos devemos nos satisfazer. NÃO! NUNCA! Porque sempre que atingir um resultado, busque outro melhor, e melhor e não pare mais, porque senão, não adianta, você vai entrar na zona de conforto e as coisas andam para trás, certo?! E nós não queremos isso em NENHUM aspecto de nossas vidas. Nem nos projetos profissionais e principalmente os pessoais, afinal é a engrenagem que nos coloca aí todos os dias em pé e prontos para trabalharmos com energia total.

Enfim, comecei a notar uma certa consistência em algumas coisas que se repetem, principalmente na forma como as pessoas que atingem suas metas e objetivos de maneira consistente PENSAM.
 
Baseada em minha própria experiência e tudo que tenho lido e estudado até agora, consegui perceber um passo a passo das pessoas que têm sucesso e alcançam suas metas, passos estes que parecem sempre seguir, mesmo que inconscientemente.
 
E lendo o texto do Raúl Candeloro, descobri (algumas já sabia), que existem 12 coisas que a gente precisa fazer para atingir um objetivo:
  • Imaginação
  • Crença
  • Planejamento
  • Ação
  • Resistência
  • Avaliação
  • Resolução
  • Confiança
  • Grande Dúvida
  • Persistência
  • Hábitos
  • Sucesso
1o Passo) É o da Imaginação, para definir claramente seu objetivo.
2o Passo) É o da Crença, onde você começa a acreditar que pode conseguir realmente atingir aquilo.

3o Passo) É é o do Planejamento, onde você começa a planejar o que precisa fazer para alcançar a meta, quais obstáculos precisa superar, quem pode ajudar, que competências precisa desenvolver.

4o Passo) É talvez o mais importante – Ação: começar, colocar em prática, ter a iniciativa de fazer algo de concreto, por menor que seja. O importante aqui é fazer a roda começar a girar, mesmo que devagar.

5o Passo) É o da Resistência, onde uma parte do seu cérebro começa a tentar convencer você de que é melhor ficar aonde está (na Zona de Conforto).

6o Passo) É o da Avaliação, onde você avalia o que está fazendo, o que está dando certo, o que precisa ser melhorado e qual o ajuste de rota que precisa ser feito.

7o Passo) É o da Resolução, onde você supera a Resistência e continua colocando seu plano em ação.

o Passo) É o da Confiança, onde você começa a ver avanços e a ter certeza de que realmente aquilo vai acontecer e você vai atingir sua meta.

9o Passo) É o da Grande Dúvida, onde a Resistência reaparece, desta vez com força redobrada, principalmente se começarem a aparecer muitos obstáculos ou contratempos (é onde a maior parte das pessoas desiste).

10o Passo) É o da Persistência, onde você domina e conquista a Resistência, fazendo-a trabalhar a seu favor.

11o Passo) É a criação de Hábitos Vencedores. Os comportamentos, iniciativas e atitudes que precisa ter para atingir sua meta já foram incorporados, assimilados e fazem parte da sua rotina.

12o Passo) É o do Sucesso: você alcança a meta.

E se fossemos criar um 13o passo, seria o de revisar tudo que aconteceu, tirando as grandes lições.

E um 14o passo seria o de estabelecer uma nova meta, pois assim funcionam as pessoas de sucesso.
 
De tudo que vi, li, testemunhei e vivi até agora, e se é que podemos falar de fórmulas para situações como essa, esta lista com os 12 passos é o que mais se aproxima do que é necessário ser feito para alcançar uma meta ou objetivo.

Por isso determinei pra mim desde esta 2a feira, dia 03 de Junho, que ficarei #30diassemjacar. Este é um projeto pessoal, meta física que pretendo atingir, porque gosto e sei que me sentirei muito mais feliz, e além do mais preciso me desafiar sempre para alcançar resultados. E sabe por quê? Porque o máximo que consegui até hoje foi 20 dias, e aí quando saio, perco um pouco a noção dos limites e estrago com o trabalho de semanas de ralação, depois penso: valeu a pena? tá feliz? Definitivamente e mais do que nunca, estou percebendo que certas satisfações momentâneas não valem as de longo prazo. E nada como se sentir feliz hoje e sempre, e não somente naquele minuto que estou devorando um Lindt ou um mousse de chocolate (meus fracos! rsrs...)

Espero que este texto tenha te ajudado a identificar aonde você está falhando que você não chega aonde quer, e te motive a continuar sempre firme e forte nos seus propósitos, porque só assim se chega lá. E nada como um passo atrás do outro, e o delicioso gosto da vitória, após tantos sacrifícios e lutas, pois tudo que vai fácil, volta fácil.

Faça por onde, e conquiste o que você se planeja para alcançar. Planejamento é a alma de tudo nesta vida!!!

#focoforçafé sempre!

E vamos continuar no #projeto4everfit e no #30diassemjacar! Bora comigo? Unidos somos mais fortes! Lembrem-se sempre disso!!!!!

E até breve! Bjs, Dê.
 

domingo, 2 de junho de 2013

Curiosidade: Afinal a Gordura Saturada é vilã??

Oi Fit People! Como vocês estão??
 
Desculpem a demora em postar aqui... Minha vida deu uma reviravolta nas últimas semanas, meu Pai passou por uma cirurgia de emergência, eu saia do trabalho e ia pro hospital e a falta de tempo fez que eu não preparasse todas as minhas marmitinhas, e acanou que a dieta foi pro saco... enfim, 2 semaninhas de alimentação meia boca, e treinos mais ou menos, resultando que meu trabalho árduo das últimas semana fosse pro saco!! :-(
 
Triste, masssssss o mais importante é perceber que caí, errei e aprender com isso! E agora é levantar com mais força do que nunca né?! Vamo que vamos, que eu quero e vou chegar aonde quero... e ñ vou deixar o inverno e a vontade de chocolate quente e comidinhas gorduras acabem com meu estilo de vida.
 
São fases... acontece!! Mas desistir jamais!!!! Afinal de contas, somos guerreiras! É ou não é?

 
Hoje resolvi trazer um estudo sobre a gordura saturada ser considerada vilã... enfim, achei o texto beeeeeem interessante... mudou minha visão sobre essa gordura, que antes eu abominava... enfim, leiam e aprendam!!
 
"A gordura saturada encontrada principalmente na carne e nos laticínios tem sido regularmente avaliada por médicos e pela mídia. Mas, uma nova análise de estudos publicados não encontrou nenhuma correlação clara entre pessoas que consomem gordura saturada e o risco cardiovascular.
 
A demonização da gordura saturada começou em 1953 quando o doutor Ancel Key publicou um artigo comparando a ingestão de gordura e a mortalidade por doença cardíaca. Aí começava a expulsão equivocada da gordura saturada das dietas.
 
A ideia de que a gordura saturada é ruim para o coração se tornou tão impregnada na comunidade médica que ninguém questiona esse dogma. Porém, as coisas estão mudando e, atualmente, muitos profissionais já conseguem entender que a grande vilã dessa história é na verdade a gordura trans encontrada em margarinas e óleos vegetais parcialmente hidrogenados.
 
Durante anos os pesquisadores têm falhado repetidamente ao achar qualquer associação entre gordura saturada e doença cardíaca, conforme o Dr. Keys havia pensado ter descoberto. A última analise juntou 21 estudos que incluíam 348 mil pessoas e, mais uma vez, não encontrou correlação entre hábitos alimentares – consumindo muita ou pouca gordura saturada – com doença cardíaca.

Carboidratos são os causadores de obesidade e doença cardíaca, e a não gordura.
 
O que os estudos têm mostrado é que o risco de doença cardíaca aumenta na presença de açúcar e carboidratos refinados, como pastas e pães.
 
O consumo excessivo de carboidratos refinados leva a:
- piora da resistência à insulina;
- aumento dos triglicérides e LDL colesterol;
- redução do HDL colesterol (bom colesterol).
 

Confundindo os fatos sobre gordura saturada

Parte da confusão científica ocorreu pelo fato de se interpretar que todas as gorduras saturadas são iguais, o que não é verdade. Existem dois tipos de gordura saturada: as boas e as ruins.
 
Nesses estudos não foram diferenciadas as gorduras saturadas (boas) com a gordura trans (ruim), pois se tivessem feito essa diferenciação os resultados não mostrariam essa associação gordura saturada x doença cardíaca.
 

Os diferentes tipos de gordura

Você pode dividir a gordura em quatro grupos distintos:
 
1. Gordura saturada - proveniente de animais e óleos tropicais (coco e palma);
2. Gordura monoinsaturada - como óleo de oliva;
3. Gordura poliinsaturada - como ácidos graxos ômega 6 e ômega 3;
4. Gordura trans - como margarina e óleos parcialmente hidrogenado.
 

Fontes de gorduras saudáveis incluem

- Óleo de oliva e olivas;
- Óleo de coco e coco;
- Castanhas como amêndoas e nozes;
- Óleo de palma;
- Abacate;
- Óleo de nozes não aquecido;
- Carne de animal criado em pasto;
- Ovos orgânicos (gema);
- Manteiga produzida a partir de leite de vacas criadas em pasto.

 
Se a gordura saturada não tivesse nenhum valor, ou fosse maléfica para você, por que, então, o leite materno também não seria questionado? Afinal de contas, ele também possui essa gordura (ácidos butírico, caproíco, caprílico, láurico, mirístico, palmítico e esteárico). Fato é que ele é extremamente importante, é suporte para o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência das crianças. Viu só?
 
Gordura saturada é essencial! Entre os muitos benefícios que ela proporciona podemos citar:
- componente principal da membrana celular;
- combustível preferido do coração;
- ação antiviral (ácido caprílico);
- efetivo agente anticáries, antiplaca e antifúngico (ácido láurico);
- reduz o colesterol (ácido esteárico e palmítico);
- fornece fonte de energia na sua dieta;
- produção hormonal;
- permite a assimilação das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K;
- permite a conversão de caroteno em vitamina A;
- prevenção de câncer (ácido butírico)."
 
Sendo assim, é melhor considerar dar uma segunda chance à gordura saturada em sua dieta. Só temos a ganhar!

Referência bibliográfica:
American Journal of Clinical Nutrition. Jan 13, 2010
American Journal of Clinical Nutrition. 91: 502-509; Jan 20, 2010
American Journal of Clinical Nutrition. 91(3): 535-46; Mar 2010.